SETEMBRO MÊS DA BIBLIA 2010: O PROFETA JONAS: CONVERSÃO E MISSÃO

SETEMBRO MÊS DA BIBLIA 2010: O PROFETA JONAS: CONVERSÃO E MISSÃO

INTRODUÇÃO

Este estudo do Livro de Jonas trata do tema do mês da Bíblia 2010. Seu objetivo é ajudar nossas comunidades a caminharem em sintonia com a igreja do Brasil.”Jonas : conversão e missão” nos leva a olhar para a nossa prática missionária no dia-a-dia de nossas comunidades. Por sua vez o lema “ levanta-se e vá a grande cidade” , quer nos impulsionar ainda mais rumo às pessoas e lugares sedentos de Deus e carentes de nossa presença missionária.

O livro de Jonas assemelha-se a um conto, uma narrativa construída com a intenção de levar o leitor a uma reflexão. Assim mais que um fato histórico, Jonas é semelhante a uma parábola, que usa o exemplo da vida real para transmitir um ensinamento.

Que a exemplo de Jonas, possamos fazer nosso caminho de conversão, alargar nossos horizontes, fazer a experiência do encontro com o Deus misericordioso e desenvolver em nós e em nossas comunidades o dom da misericórdia. Que através deste estudo, Deus fortaleça a nossa fé e nos faça mais missionários e que o mês da Bíblia nos leve, sempre mais a uma igreja toda missionária.

APRESENTAÇÃO

Caríssimos irmãos e irmãs, estamos no mês da Bíblia e mais uma vez apresentamos a vocês sugestões para celebrarem os encontros semanais, reflexão da palavra de Deus e orações pelas intenções particulares e comunitárias.

Neste mês vamos refletir sobre o profeta Jonas. Ele que soube atender ao apelo de Deus testemunhando e dando a vida por amor a Deus.

A cada encontro temos temas diferentes, novas leitura e questionamentos que requer de nós uma resposta dentro do contexto.

Ao final de cada encontro temos ainda sugestões ou indagações as quais chamamos de gestos concretos. Também no final do livreto, encontrarão alguns cantos conhecidos que deverão ser usados para animar mais cada encontro. No entanto fica a critério do grupo, que poderão utilizar-se de outros cânticos a fim de que suas reuniões se tornem mais animadas.

É importante que se prepare o ambiente de forma receptiva e acolhedora, tendo no centro uma mesa sobre a qual deve estar a Bíblia, uma vela acesa, flores e uma imagem do padroeiro de sua comunidade. A leitura da Bíblia bem como os leitores deverão ser escolhidos previamente.

Que a nossa mãe, rainha e padroeira Nossa Senhora do Carmo e seu filho Jesus Cristo estejam presentes em cada encontro a fim de que o Reino de Deus se estabeleça no meio de nós. Amém.

PRIMEIRO ENCONTRO

FUGA DA MISSÃO

“Jonas partiu com a intenção de escapar da presença de Javé” ( Jn 1, 3)

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs... Boa noite!... é muito bom estarmos aqui reunidos para o nosso primeiro encontro de reflexão sobre o mês da bíblia. Que a palavra de Deus possa nos iluminar, nos conduzir no caminho da retidão e do amor fraterno.

Animador : Em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém

Cantar um cântico para aclamar a palavra de Deus na bíblia: Jonas 1, 1-3

Reflexão sobre a leitura:

1. Qual a ordem de Deus para Jonas?

2. Como Jonas tenta escapar da presença de Javé?

3. Os missionários de hoje também tentam escapar da presença de Javé? Por quê?

Animador:

A palavra “Jonas” significa “pomba”, símbolo do povo de Israel. Em Gênesis 8,11, a pomba é mensageira da boa nova . Assim o povo amado, filho do Deus verdadeiro e fiel deveria ser mensageiro da boa nova para as nações. Jonas recebeu a missão de pregar aos pagãos, inimigos do seu povo.

Leitor 1. Ao enviar Jonas para Nínive, Deus não quer simplesmente comunicar a destruição da cidade, Ele quer que sua palavra seja ouvida.

Leitor 2. Deus quer defender seu povo mas trata com rigor e sem misericórdia as nações pagãs má e injustas como teria feito no Egito e na entrada da terra prometida.

Leitor 3. Quando o mal de um povo chega a Deus, era de se esperar uma reação: maldade exige castigo. Esta era a lógica do povo de Israel. No entanto, Israel acreditava que o amor de Deus passava pelo ódio aos inimigos e às nações pagãs.

Leitor 1. Jonas começa uma rota de fuga descendo cada vez mais. Desce de Jerusalém para o porto de Jope que está no nível do mar, paga uma passagem, embarca num navio e se aloja no porão.

Leitor 2. Jonas parece um homem de posses pois tem dinheiro para pagar sua passagem e alimentação para uma viagem que duraria aproximadamente seis meses.

Leitor 3. O profeta é enviado por Deus a uma missão definida, mas ele foge dela. Jonas não aceita a direção indicada por Deus e resolve seguir o seu próprio caminho. Jonas quer fugir da presença de Deus e das obrigações de sua vocação profética. Mas ele não consegue fugir de Deus e vai afundando cada vez mais.

Animador: O documento de Aparecida nos recorda: Ao participar das missão, o discípulo caminha para a santidade.Vivê-la na missão o conduz ao coração do mundo. Por isso, a santidade não é uma fuga para o individualismo religioso, muito menos um abandono da realidade dos grandes problemas econômicos , sociais e políticos da América Latina e do mundo e, muito menos uma fuga da realidade para um mundo exclusivamente espiritual.

Hoje em dia, em que estamos fugindo a nossa missão de discípulos missionários ? Cite exemplos.

Animador:

Iluminados pela palavra , vamos fazer a Deus as nossas preces espontâneas....

Pai Nosso..... Ave Maria.... Glória ao Pai...

Gestos concretos.

Entre outros gestos, a comunidade poderá optar em visitar doentes no hospital. Visitar os encarcerados no presídio, os velhinhos no asilo. Etc

Marcar o próximo encontro.

Canto e benção final...

SEGUNDO ENCONTRO

CONVERSAO DOS MARINHEIROS

Aqueles homens começaram a temer muito a Javé ( Jn 1, 16)

ACOLHIDA

Animador: sejam todos bem vindos a mais este encontro do mês da bíblia. Que nosso bom Deus nos faça capazes de entender o que ele quer de nós hoje a fim de nos tornarmos verdadeiros missionários a exemplo dos profetas.

Iniciamos assim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amem.

Cântico de aclamação à palavra ( Jonas,... 1, 4-16 )

Reflexão sobre a leitura

1. Qual a atitude dos marinheiros diante da tempestade ?

2. Qual a atitude de Jonas ?

3. Qual tem sido a nossa atitude diante dos momentos difíceis da comunidade ?

Animador: Se Jonas tenta fugir, Deus vai ao seu encontro, o temporal aparece como obra de Deus criador que usa dos elementos da natureza para atingir seus objetivos. Assim ele faz soprar um grande vento causando um tempestade que ameaça o navio. De Deus não se pode fugir, Ele sai em busca daquele a quem confiou uma missão.

Leitor 1. Os marinheiros, com medo,começam cada um, a rezar a seu deus e jogam parte da carga no mar para aliviar o peso. Sua oração não os afasta da realidade nem os fazem cair na passividade.

Leitor 2. Jonas dorme no porão do navio tentando fugir de Deus e dos problemas indiferente ao que ocorre à tripulação.

Leitor 3. O capitão do navio o desperta. O que faz você aí dormindo? Levante-se e invoque o seu Deus, quem sabe ele se lembra de nós e não nos deixa morrer.

Leitor 1. Estas palavras do capitão revelam algo muito importante. Acolher ou não a oração humana é decisão livre e soberana de Deus.

Leitor 2. Não podemos forçar Deus a atender nossas orações. A oração é um ato de fé e de confiança onde cada um se coloca nas mãos de Deus em total abandono. Ela também não dispensa nosso esforço e colaboração naquilo que é pedido.

Leitor 3. Os marinheiros perguntam a Jonas qual a causa da tempestade e Jonas confessa ser hebreu e adorar a Javé Deus do Céu e da terra. Apesar de crer em Deus , Jonas pensa poder fugir de Deus Jonas tem a doutrina certa , mas não age de acordo com ela. Há uma distancia enorme entre a fé e a vida.

Leitor 1. Os marinheiros perguntam a Jonas o que fazer para se livrarem do perigo. Eles reconhecem que Deus poderoso está por trás do temporal. De Deus não se pode fugir, sob pena de correr sério risco de vida.

Leitor 2. Jonas sugere a eles que o lance no mar. Para ele o culpado deve ser castigado mas os marinheiros não querem castigá-lo, tentam salvar Jonas, valorizaram sua vida mesmo sendo ele o culpado.

Leitor 3. Os marinheiros apresentam algo que Deus esperava ver no profeta: temor a Deus, compaixão e misericórdia com os que erram e que não são de seu grupo. A ação deles antecipa a ação de Deus para com os ninívitas.

Animador: O grande problema está na hora de separar fé e vida, na incoerência, na fuga à missão confiada por Deus . O Documento de Aparecida nos recorda: São os leigos do nosso continentes de seu chamado à santidade em virtude da sua vocação batismal, que tem de atuar à maneira de um fermento na massa na construção do projeto de Deus.

Em que pontos mais acontece a separação entre fé e vida em nossa comunidade ? O que fazer?

Animador: iluminados pela palavra de Deus, façamos as nossas preces...

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...

Gestos concretos:

Que cada pessoa aqui presente se comprometa a convidar mais um irmão a participar dos nossos encontros.

Marcar o próximo encontro

Canto e benção final.

TERCEIRO ENCONTRO

RETOMANDO O CAMINHO

Quando minhas forças se acabavam, eu me lembrei de Javé ( Jn 2, 8 )

ACOLHIDA

Animador; Irmãos e irmãs Boa noite! Aqui nos reunimos com a graça de Deus mais uma vez para o nosso terceiro encontro de reflexão sobre o mês da bíblia. Que a graça e a paz de Dus nosso Pai e Jesus cristo nosso irmão esteja conosco par eu possamos ler , interpretar de forma correta a palavra de Deus e buscar ardentemente vivê-la em nosso dia-a-dia.

Em nome do Pai,do Filho e do espírito Santo.

Todos: amém

Canto para acolher a leitura da palavra

Reflexão da palavra

1 . Onde está Jonas e o que ele começa a fazer>

2 . Qual a frase mais forte na oração de Jonas?

3 . O que este texto tem para dizer para nós, os missionários de hoje?

Animador: Jonas continua descendo, afunda nas águas do mar até chegar às últimas profundezas. Quem sabe, no fundo do mar, é possível esconder-se de Deus. O peixe é enviado por Deus para salvar Jonas. A presença do profeta no entre do peixe tem dois significados: é ameaça de morte, fim de tudo e também, salvação, recomeço.

Leitor . 1 Ficando três dias no ventre do peixe Jonas faz sua oração a Deus, ele que antes dormia, agora reza com fervor , agradece os grandes feitos de Deus.

Leitor 2. Jonas sente-se agora distante da face de Deus, abandonado, sem esperança. Ele, aparentemente conseguiu ir para longe de Deus mas o profeta muda seu jeito de pensa.Ele percebe que não da conta de viver longe de Deus mas se descobre necessitado da misericórdia de Deus reza e pede socorro.

Leitor 2. Javé ouve o clamor de Jonas assim como ouviu o clamor daqueles que estavam oprimidos no Egito. O Deus de Israel vem em socorro dos seus filhos que correm perigo de vida.

Leitor 3. Jonas abastado e auto suficiente experimenta a fraqueza. Está prestes a morrer. Ele chega ao fundo do poço.

Leitor 1. Deus salva Jonas da morte.Deus atende a prece feita na aflição mas o salvamento não estava completo, Jonas tem uma missão a cumprir.

Leitor 2. Deus revela-se misericordioso, pois não abandona o profeta fujão mas o reconduz a sua missão.Quem não se apóia em Javé entrega-se a morte.

Leitor 3. Após ser vomitado pela b alei em terra firme, Jonas faz uma experiência de encontro com Deus. O cultivo da espiritualidade é fundamental na vida do discípulo missionário. Sem , afundamos e nos perdemos no meio dos afazeres cotidiano nos afastamos de Deus e de sua missão a nós confiada.

Animador: A ação do discípulo missionário necessita desse impulso e desse ardor que provém do espírito e se expressa no trabalho, no diálogo, na missão cotidiana.

Animador: Irmãos rezemos então por todas as nossas intenções particulares e comunitáris...

Pai Nosso, Ave Maria,,,, Glória ao Pai...

Gestos Concretos

Verificar pessoas necessitadas em nossa comunidade, em que podemos ajudar...

Próximo encontro...

Canto e benção final

QUARTO ENCONTRO

Vá a Nínive a grande cidade...

Anuncia-lhe o que vou dizer a você ( Jn 3, 2 )

Acolhida: Irmãos e irmãs Boa noite...mas uma vez nos reunimos para celebrarmos o 4º encontro do mês da Bíblia, onde estudamos sobre a missão do profeta Jonas. Que as mensagens aqui tiradas e discutidas não fiquem só na teoria mas seja uma prática constante para o nosso di-a-dia de batizados e missionários.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

Todos: Amém

Canto para aclamar a leitura ( Jonas: 3, 1-4 )

Refletindo a palavra

1 . Qual a reação de Jonas à ordem de Deus ?

2 . Como era a cidade de Nínive ?

3 .O que Jonas anuncia ?

4 .O que Jonas diria às nossas comunidades, hoje ?

Animador: Jonas se encontra novamente em seu ponto de partida. Deus não mudou de idéia e pela segunda vez sem palavras ofensivas ou reclamação, confere ao profeta a mesma missão. Deus não se cansa, tem paciência com Jonas e acredita nele. Jonas se comporta como um verdadeiro missionário. Ele Põe em prática o que o senhor lhe pediu. Ele se deixa orientar pela palavra de Deus.

Leitor 1. Jonas anuncia ao povo de Nínive que dentro de 40 dias a cidade será destruída. Ele anuncia o juízo da parte de Deus, mas não menciona as causas da destruição. Assim parece haver um prazo para o arrependimento.

Leitor 2. O profeta não vai anunciar a sua vontade mas a vontade de Deus, ele é porta-voz de Deus. Jonas se comporta como verdadeiro missionário. Ele Põe em prática o que o senhor lhe pediu. Ele se deixa orientar pela palavra de Deus.

Leitor 3. É bom notar que a profecia não é a previsão de fatos futuros, ela é antes o anuncio das conseqüências que podem atingir um determinado grupo caso ele não se redima de suas más condutas.

Leitor 1. Profecia é, antes de tudo, um serviço à vida e a esperança. Não é um castigo que vem de fora, mas uma ameaça provocada pelo modo de viver das próprias pessoas. A profecia tem a função de provocar e reconduzir à amizade com Deus.

Leitor 2. Jonas procura um lugar afastado para daí contemplar o que vai acontecer na cidade. Mas não podemos deixar de notar que o profeta tinha suas dúvidas: será que Deus vai realmente cumprir a ameaça que tinha prometido?

Leitor 3. Assim nos recorda o documento de Aparecida, a força de anúncio de vida será fecundo se o fazemos da forma adequada, com as atitudes do mestre, tendo sempre a Eucaristia como fonte e alvo de toda atividade missionária.

Animador.Jesus continua convocando, continua oferecendo incessantemente uma vida digna e plena para todos. Somos agora seus discípulos e discípulas, chamados a navegar mar a dentro para uma pesca abundante. Trata-se de sair de nossa consciência isolada e de nos lançarmos com ousadia e confiança à missão de toda a igreja.

Em nosso agir missionário, seguimos mais a vontade de Deus ou a nossa vontade ?

O que fazer para sermos mais fiéis a Deus ?

Animador: Agora vamos fazer a Deus os nossos pedidos e agradecimentos através das nossas preces espontâneas...

]

Pai Nosso....Ave Maria... Glória ao Pai....

Gestos concretos

Que cada um faça o firme propósito de ser missionários autênticos tornando-se multiplicadores e fermento no meio das massas...

Próximo encontro

Canto e benção final